skip to Main Content
Logo para impressão

Políticas e programas prioritários dos governos Lula e Dilma, seus conceitos, impactos e resultados sistematizados em verbetes. Agricultura; Bolsa Família; Ciência, Tecnologia e inovação; Educação, Saúde, Infraestrutura energética, Logística e social; Trabalho, emprego e renda; Direitos humanos; Cultura entre outros.

Três relatórios dedicados ao legado: 1- Resultados sociais de 2003 a 2016 — Brasil, estados e municípios. 2- Balanço dos investimentos em infraestrutura concentrados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — Brasil e estados. 3- Relatórios de Empreendimentos do PAC com a respectiva situação em 2016 e em 2018 — Brasil, estados e municípios.

Registro da atuação da bancada do PT no Congresso, projetos e ações de enfrentamento ao desmonte do Estado e de Políticas Públicas: pandemia, desemprego, desmatamento, questão indígena, proliferação de armas, insegurança alimentar, fake news, violência política entre outros temas dispostos em verbetes temáticos.

Série orçamentária 2002-2022: planilhas e gráficos da evolução/involução das despesas empenhadas — valores correntes e atualizados por projeção — em saúde, educação, Pronaf, crédito agrícola, ciência, tecnologia e inovação, defesa, segurança, assistência social, saneamento, cultura, habitação, investimentos, trabalho e meio ambiente.

Ação Parlamentar

A atuação da bancada no Senado e na Câmara segue o percurso histórico do PT no Parlamento, marcado pela defesa dos direitos políticos, sociais e econômicos da população e em prol do desenvolvimento soberano do país. São proposições legislativas de forte impulso a avanços democráticos e de resistência ao desmonte do Estado e de Políticas Públicas. O notável empenho dos parlamentares no enfrentamento da pandemia e a atividade legislativa de destaque estão registradas nos Verbetes de Monitoramento e em uma seção especial destinada ao Coronavírus. Notas Técnicas e Pareceres produzidos no âmbito da assessoria técnica e de entidades especialistas compõem uma bibliografia distintiva a respeito dos grandes temas da pauta. Atividades temáticas voltadas à difusão de conhecimento e de experiências e diálogo social registradas em Seminários, Fóruns e Oficinas complementam este bloco.

Legado dos Governos do PT

Conheça os avanços protagonizados pelo PT no Governo Federal entre 2003 e 2016, em diversas vertentes.

Para atender a pesquisas voltadas às políticas e programas prioritários de Lula e Dilma, consulte os Verbetes do Legado, sistematizados por tema. Os resultados no território — Legado em números do Brasil, estados e municípios —, estão disponíveis por meio de relatórios multitemáticos consolidados. Os impactos sociais estão registrados em Resultados sociais. Para conhecer os investimentos em infraestrutura, acesse o Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como os Relatórios de Empreendimentos do PAC, este trazendo o rol de empreendimentos e sua respectiva situação em dois marcos: em 2016, pelo governo Dilma, e em 2018, já repercutindo o desmonte das estruturas governamentais de gestão e a falta de investimentos perpetrados desde o Golpe institucional até os nossos dias. Na seção Discursos e Galeria de Fotos estão dispostas as agendas presidenciais de destaque envolvendo diálogo nacional e internacional, em todas as dimensões sociais. Para mais informações da ação governamental de 2003 a 2016, consulte as Mensagens Presidenciais.

Publicações

Bloco dedicado a publicações produzidas por especialistas das lideranças do PT no Senado e na Câmara e do Partido dos Trabalhadores, com destaque para o Informativo Argumento e o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil. Acompanhe em Livros e Documentos de Interesse e em Artigos e Entrevistas estudos, pesquisas, anuários entre outras produções relevantes envolvendo pensadores de instituições acadêmicas e jornalísticas consagradas.

Seção dedicada ao monitoramento da pandemia do novo Coronavírus, com destaque para: a evolução do número de casos, de óbitos e de vacinação em território nacional; os impactos da crise sanitária, elevada à tragédia pela atuação econômica, social e política do governo federal; a ação dos entes federados e as medidas de enfrentamento propostas pela bancada do PT no Congresso; a resiliência do SUS e importância do desempenho dos profissionais de saúde; a CPI da Covid-19.
Verbetes, relatórios, artigos e outros documentos cuidadosamente organizados compõem a memória do período de emergência em saúde pública que culminou com mais de 680 mil mortes.

Back To Top